Comandos Úteis (Linha de Comando)

Lista as informações relevantes sobre as conexões de rede, tais como tipo, driver, estado, MAC address, velocidade, endereço IP, máscara, gateway e endereços DNS.

nmtool

Enquanto ping mostra o tempo de resposta de um servidor na rede / Internet, traceroute mostra o tempo até cada máquina no meio do caminho.

traceroute <endereço-IP>


Mostra os programas que estão acessando mais o disco, de forma semelhante a como top mostra os programas que estão usando mais a CPU.

iotop

Executa um comando com prioridade de entrada/saída reduzida para não travar os outros processos.

ionice -c3 comando


Altera a prioridade de entrada/saída para um processo em execução. N é a prioridade (de 1 a 3, 1 tem mais prioridade 3 tem menos). PID é o número do processo.

ionice -cN -p PID

Um comando semelhante ao top , mas permite usar as setas para cima e para baixo para escolher um dos processos e usar uma das teclas de função indicadas na parte de baixo da tela e executar o respectivo comando, permitindo, por exemplo mudar o nível de niceness (prioridade) ou mesmo matar (kill) um determinado processo, sem a necessidade de digitar o número desse processo (pid).

htop

Este serve para mostrar quais programas estão acessando mais sua conexão de rede, também numa idéia semelhante ao comando top.

nethogs

Exibe a versão e demais informações da BIOS do seu computador.

dmidecode

Se você gosta de jogar, provavelmente não gosta da aceleração do mouse. Ela faz com que o ponteiro mova bastante se você mover mouse rápido e pouco se você movê-lo devagar. Tem quem goste, mas os jogos exigem velocidade e precisão simultaneamente, por isso pode atrapalhar. Com ela desligada, um poneiro que se move muito rápido pode ser corrigido com um valor maior que 1 (1.5 por exemplo) de Device Accel Constant Deceleration e um ponteiro que se move muito lentamente pode ficar mais rápido com valores menores que 1 (.7 por exemplo).

xinput list # procure seu mouse e pegue o número dele - no nosso exemplo usaremos 12 

xinput list-props 12 # lista as propriedades do mouse

xinput set-prop 10 'Device Accel Profile' -1 # desliga a aceleração do mouse

xinput set-prop 10 'Device Accel Constant Deceleration' .7 # muda a velocidade do ponteiro do mouse - valor padrão é 1

Exibe o status do S.M.A.R.T. do disco rígido, que monitora e prevê problemas no HD antes de ocorrerem de modo que seja possível fazer backup e substituí-lo antes que o dano seja irremediável. O "X" no comando deve ser substituído pela letra da unidade. Ex.: smartctl -x /dev/sdc

smartctl -x /dev/sdX

Verifica a superfície de um disco rígido procurando por erros, de forma não destrutiva. No caso de um HD novo, o "n" pode ser substituído por um "w", mas CUIDADO, você vai perder todos os dados do disco se fizer isso!!! Ninguém pode ser responsabilizado por suas ações!

badblocks -nvs /dev/sdX

Lista a árvore de unidades de disco /dev/sdXN, onde X é a letra da unidade e N o número da partição.

lsblk

Exibe a quantidade de espaço restante em determinada partição ou disco. O parâmetro "-h" exibe os valores de forma facilmente legível para humanos.

df -h

Copia uma imagem de disco ISO (que permita boot), para um pendrive, permitindo dar boot por ele, na maioria dos computadores PC. CUIDADO, VOCÊ PODE PERDER TODOS OS DADOS DO SEU DISCO PRINCIPAL SE ERRAR A LETRA DO PENDRIVE, NA DÚVIDA NÃO USE, VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR SEUS ATOS.

sudo umount /dev/sdX

sudo dd if=/path/to/ubuntu.iso of=/dev/sdX bs=4M conv=fdatasync

Monta automaticamente um drive externo btrfs com a opção de compressão de dados ativada:

lsblk -o UUID,MOUNTPOINT

e anotar o UUID do dispositivo.

UUID=0a000000-0aa0-0a0a-00a0-0aaa0aa0a000aa /media/usuario/driveexterno btrfs noauto,subvol=/,compress=zstd

mount


Preenche um pendrive ou cartão de memória SD / mini-SD / micro-SD para testar se é verdadeiro ou falso. Ou ainda se tem defeitos.

f3write <caminho onde o pendrive está montado>


Testa um pendrive preenchido com o f3write para ver se é verdadeiro ou falso. Ou ainda se tem defeitos.

f3read <caminho onde o pendrive está montado>

Copiar e sincronizar somente os arquivos com extensão .jpg e subdiretórios de origem para destino. Origem e destino podem ficar em outra máquina, bastando informar nome de usuário e endereço no formato usuario@endereco.ip:/caminho/de/diretorio/. Para que o rsync faça o que você está querendo, é importante sempre incluir a barra "/" após o nome das pastas, no final do caminho (path).

rsync -avz --include '*/' --include '*.jpg' --exclude '*' origem/ destino/

Reduz o tamanho de um arquivo PDF. Os parâmetros válidos de tamanho, em ordem decrescente de qualidade são: /default /prepress /printer /ebook /screen

gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.6 -dPDFSETTINGS=/ebook -dNOPAUSE -dQUIET -dBATCH -sOutputFile=output.pdf "ArquivoGrandedeEntrada.pdf"

Exibe informações sobre uma pasta montada com btrfs

btrfs filesystem usage /PastaMontadaComBtrfs

Faz o balancemento btrfs realocando dados em chunks vazios ou quase vazios com no máximo 5% de uso, neste caso. OBS: PODE DEMORAR MUITO TEMPO PRA RODAR, dá pra ir usando o computador, mas fica MUITO LENTO. Melhor rodar antes de ir dormir.

btrfs filesystem balance start -dusage=5 /btr

Um scriptzinho para fazer aos poucos, obtido no site thegeekdiary.com

for i in 0 5 10 15 20 25 30 40 50 60 70 80 90 100

do

echo "${0}: Running with ${i}%"

sudo btrfs balance start -dusage=$i -musage=$i /btr/

done