Tecnologia‎ > ‎Linux‎ > ‎

Comandos Úteis (Linha de Comando)


nm-tool


Lista as informações relevantes sobre as conexões de rede, tais como tipo, driver, estado, MAC address, velocidade, endereço IP, máscara, gateway e endereços DNS.



iotop


Mostra os programas que estão acessando mais o disco, de forma semelhante a como top mostra os programas que estão usando mais a CPU.



traceroute <endereço-IP>


Enquanto ping mostra o tempo de resposta de um servidor na rede / Internet, traceroute mostra o tempo até cada máquina no meio do caminho.



nethogs

Este serve para mostrar quais programas estão acessando mais sua conexão de rede, também numa idéia semelhante ao comando top.



rsync -avz --include '*/' --include '*.jpg' --exclude '*' origem/ destino/
Copiar e sincronizar somente os arquivos com extensão .jpg e subdiretórios de origem para destino. Origem e destino podem ficar em outra máquina, bastando informar nome de usuário e endereço no formato usuario@endereco.ip:/caminho/de/diretorio/. Para que o rsync faça o que você está querendo, é importante sempre incluir a barra "/" após o nome das pastas, no final do caminho (path).


xinput list # procure seu mouse e pegue o número dele - no nosso exemplo usaremos 12
xinput list-props 12 # lista as propriedades do mouse
xinput set-prop 10 'Device Accel Profile' -1 # desliga a aceleração do mouse
xinput set-prop 10 'Device Accel Constant Deceleration' .7 # muda a velocidade do ponteiro do mouse - valor padrão é 1

Se você gosta de jogar, provavelmente não gosta da aceleração do mouse. Ela faz com que o ponteiro mova bastante se você mover mouse rápido e pouco se você movê-lo devagar. Tem quem goste, mas os jogos exigem velocidade e precisão simultaneamente, por isso pode atrapalhar. Com ela desligada, um poneiro que se move muito rápido pode ser corrigido com um valor maior que 1 (1.5 por exemplo) de Device Accel Constant Deceleration e um ponteiro que se move muito lentamente pode ficar mais rápido com valores menores que 1 (.7 por exemplo).




htop

Um comando semelhante ao top , mas permite usar as setas para cima e para baixo para escolher um dos processos e usar uma das teclas de função indicadas na parte de baixo da tela e executar o respectivo comando, permitindo, por exemplo mudar o nível de niceness (prioridade) ou mesmo matar (kill) um determinado processo, sem a necessidade de digitar o número desse processo (pid).
Comments