Linux

Um sistema operacional de verdade. Velocidade sem travamentos. Segurança de graça. Liberdade total.

Fácil de usar

anúncio

fonte: Wikimedia Commons.

Muitos imaginam o Linux como algo para usuários avançados e desenvolvedores, porque frequentemente seus usários são vistos digitando comandos em uma tela ou janela de texto. Nada mais falso.

É bem verdade que se você conhece alguns comandos escritos, mesmo os mais simples, pode ser mais prático ou rápido utilizá-los do que ficar movendo o mouse e clicando. Por isso, quem sabe usa.

Mas, hoje em dia, tornam-se cada vez menos necessários, pelo menos para o usuário comum.

A grande prova é a seguinte: imagine que você comprou um computador e quer instalar uma determinada versão do sistema operacional pago. TENTE instalá-lo, sendo leigo... Você vai ter que caçar drivers de hardware pela Internet, tentar diversas versões, descobrir quais itens de hardware exatos seu computador usa, instalar programas diversos, como Office, Anti-vírus, etc.

OK, agora pegue o live-CD (DVD), digamos, do popular Ubuntu Linux. Você nem precisa instalar o sistema! Dá pra rodar direto do CD (DVD). Isso é ótimo para testes e manutenção, mas a velocidade do drive óptico é dos anos 90... Você não vai conseguir aguentar a baixa velocidade no dia-a-dia. OK, clique no ícone de instalar o sistema no disco rígido, responda a poucas perguntas simples e em cerca de 15 a 30 minutos (dependendo da máquina) você estará com o sistema instalado e pronto pra usar! Pronto é PRONTO, mesmo, com o LibreOffice e tudo o mais!

No dia-a-dia, tudo é intuitivo e visual, funcionando a clique de mouse.

Distros (Distribuições)

Uma coisa que costuma confundir os iniciantes é a existência de muitas distribuições (distros). Todos são Linux, mas empacotam uma série de programas diferentes e podem usar métodos diferentes para instalar novos programas.

Outro ponto é que, pela liberdade, você pode escolher o ambiente gráfico (desktop) que preferir, dentre muitos.

Para quem está iniciando, recomendo a distro Kubuntu. Uma variante do famoso Ubuntu, mas usando o KDE, um desktop gráfico muito completo.

www.kubuntu.org

Kubuntu

Quem tiver uma máquina menos atualizada, pode preferir o Xubuntu, que usa o XFCE como desktop gráfico, bem mais leve.

www.xubuntu.org

Xubuntu

ou ainda o Lubuntu, baseado no LXDE, ainda mais leve!

lubuntu.net

Lubuntu

Uma excelente ferramenta que roda direto do disco, sem instalar, é o Live-CD do PartedMagic:

www.partedmagic.com

PartedMagic

------------------------------------------------------------------

Para algumas dicas interessantes sobre Linux, selecione "Site Map" no menu do topo da página!

anúncio