Madeira

A madeira é linda, quanto a isso não há dúvida. Mas será que seu uso é sustentável ou mesmo ecológico?

Madeira - fonte: Wikimedia Commons

Madeira de Manejo Florestal

É a madeira ideal. em tese. Na floresta nativa, derrubam as árvores com porte adequado e são replantadas usando a mesma espécie, mantendo a biodiversidade. A empresa que faz essa extração se compromete a preservar essa mata. Um planejamento adequado garante que não serão extraídas árvores em ritmo maior do que a da recuperação da floresta. Por motivos óbvios, essa madeira de lei tem custo proibitivo para a maioria das pessoas. Dessa maneira, é ecológica, mas não sustentável. Ou, pelo menos, tem seu uso bastante restrito.

Madeira de reflorestamento

O ponto negativo é óbvio: onde há árvores plantadas de crescimento acelerado, não há mata nativa. Por outro lado, não fossem esses plantios, é quase certo que as poucas matas nativas restantes seriam ainda mais exploradas de forma insustentável e ilegal. Talvez seja dos males o menor?

Muitas questões devem ser ainda ponderadas: causam impacto por necessitar de muita água para crescimento. Frequentemente são usados venenos agrícolas e fertilizantes sintéticos.

Por advirem de árvores de crescimento rápido, sua resistência não é comparável à madeira de lei, limitando os campos de aplicação.

Compensados e MDF

Defendidos por alguns ambientalistas e odiados por outros, por aproveitarem particulados de madeira, mas usarem aglutinante que pode ser prejudicial à saúde. Alguns podem exalar solventes sabidamente prejudiciais. Existem fabricantes e fabricantes. É importante pesquisar quais tem compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Uma rápida olhada nos sites dos fabricantes vai mostrar uma grande diferença entre eles. O mesmo vale para pisos laminados. É bem difícil construir sem usar, mas não impossível.

Cuidado com a madeira tratada autoclavada !!

Os fabricantes garantem que seu uso é seguro, mas também dizem que é imprescindível usar máscara ao trabalhar com ela e que não se pode usar para cochos de animais... Para fazer que seja durável a madeira de reflorestamento é colocada em autoclave onde se entranham produtos químicos que a protegem de cupins e fungos. Parece que nos Estados Unidos é proibido o uso em áreas públicas por esse motivo. Assim, a nosso ver, não pode ser usada em residências ecológicas ou sustentáveis.

Madeira plástica

Madeira plástica - inalterada após um ano exposta ao Sol

Aproveitando os plásticos destinados à reciclagem, criam-se tábuas imitando a cor da madeira. Alguns adicionam fibras para aumentar ainda mais a semelhança com a madeira.

É a aplicação ideal para áreas sujeitas ao Sol e intempéries, por ser extremamente resistente. Uma madeira convencional precisaria de retoque de verniz anual ou bianual. A madeira plástica dispensa verniz. Assim, seu alto custo logo é recuperado, por não necessitar de manutenção frequente.

É ecológica, considerando que é durável, permitindo um destino ao plástico encaminhado à reciclagem. Alguns fabricantes dizem ainda que é reciclável de novo.