O Projeto

Projete... Projete... Projete...

Projeto arquitetônico: o começo

Melhor projetar do que consertar: isso é o que devemos ter em mente. A Eco-Oca começou com um projeto encomendado a arquitetos escolhidos dentre vários outros. Entretanto queríamos que a casa fosse mais enxuta (exageros não são sustentáveis). Como não estávamos conseguindo chegar a um consenso, procuramos outro arquiteto... Mas nada é perdido, aprendemos MUITO. Inclusive a reconsiderar muitos exageros.

Sempre temos muitos sonhos e alguns são apenas isso: devaneios irreais. Bem novo arquiteto, novo projeto... que ficou num tamanho mais próximo do que queríamos. Algumas pequenas extravagâncias foram mantidas.

anúncio

Projeto Elétrico

O uso de energia fotovoltaica (e futuramente, talvez eólica) torna prudente que seja encomendado o projeto a engenheiro eletricista. Mesmo que não tivéssemos a geração de energia, certamente compensa não ter que fazer remendos por causa de uma tomada ou interruptor faltantes.

Projeto Hidráulico

Um bom projeto hidráulico deve incluir posicionamento 3D (isométrica) das tubulações. Isso evita desperdícios e remendos. Mas no nosso caso, temos ainda a água de reúso. Ainda não parece haver um bom e barato sistema de tratamento de águas cinzas (águas de lavatórios, chuveiros e mesmo de cozinhas e lavanderia - excetuadas as chamadas águas negras com excrementos humanos), então optamos por incialmente, usar apenas águas pluviais (das chuvas). Isso demanda um projeto hidráulico especializado. Não é fácil achar projetistas com experiência nesse tipo de projeto. O jeito foi pesquisar na Internet e fazer contatos telefônicos com engenheiros de outras cidades.

Projeto Estrutural

Nosso projeto estrutural está pra ficar pronto (em setembro/2012). Dica: descubra quem são os bons projetistas da cidade. Botar especificações no software e deixar ele fazer o projeto vai garantir uma estrutura robusta como uma rocha, o que é bom pra assegurar o nome do engenheiro calculista... Mas pode não ser sustentável! Encomendamos um projeto estrutural, mas ia MUITO aço e concreto... Optamos por encomendar outro, estamos aguardando e acreditando que haverá redução significativa de ferro (aço - estimativa de redução: mais de 2 toneladas!), pelo menos. Gasta-se em projeto, mas ganha-se em sustentabilidade. Tudo sem comprometer a segurança e robustez, obviamente! Claro, faltou experiência, por esse exato motivo, estamos retransmitindo aqui. Achem alguém que calcula, de fato. O computador pode fazer o projeto estrutural, mas fazer de forma otimizada, só com um bom engenheiro estrutural calculista.

Elaboração de Planilha de Custos e Cronograma

Transparência e custos. Dificilmente uma família de classe média vai ter dinheiro guardado para construir uma casa. A saída é o financiamento. Nem precisa falar que o financiamento tem que ter a menor taxa de juros possível. Financiando ou não, uma planilha detalhada é o fundamental. Fuja de construtores que não sejam transparentes e organizados a ponto de terem uma planilha clara e detalhada. É fundamental para você saber onde exagerou e precisa reduzir ou cortar. Ao procurar um construtor, pergunte se ele fará uma planilha assim. Achamos um que afirma que consegue acertar os custos com margem de erro de 3%. Observando o nível de detalhes, eu acredito.

Armários e móveis planejados

Faça o projeto antecipadamente. Talvez queira incluir no financiamento. Sim, a quantia é significativa o suficiente para ser necessário fazê-lo.

anúncio