Alimentos Orgânicos

Assim são chamados os alimentos que são produzidos por meio de cultivo em que não são utilizados agrotóxicos, nem fertilizantes artificiais. Em seu lugar, adotam-se técnicas de adubação orgânica a fim de tornar as plantações mais resistentes às pragas, são mantidas áreas de mata nativa no entorno dos cultivos, para criar um habitat para o desenvolvimento de predadores das pragas e outros meios eficientes.

Também são assim chamados os alimentos de origem animal em que as criações foram alimentadas com vegetais de cultivo orgânico e têm restrições quanto ao uso de determinados medicamentos alopáticos, dando-se preferência a tratamentos alternativos como a homeopatia.

Os custos com insumos são menores do que no sistema convencional e os preços de venda são significativamente maiores, mas o método é bem mais trabalhoso.

cultivo orgânico - mata nativa ao fundo
Cultivo Orgânico - Sítio A Boa Terra - mata nativa ao fundo - créditos: Eco-Oca

O sistema de produção orgânica preza a saúde, a preservação da Natureza, o preço justo, a agricultura familiar e o bem-estar da humanidade.

Por não se utilizar de agrotóxicos, o cultivo orgânico é a alternativa lógica ao cultivo convencional para evitar a contaminação da água (há estudos de que determinadas partes do Aquífero Guarani já estão contaminadas), do solo e do meio-ambiente.

Vale lembrar que o prejuízo causado pelos agrotóxicos não deve ser visto sob a óptica limitada dos efeitos a curto prazo. Sabe-se que se acumulam no organismo, tendo efeitos oncogênicos. É evidente o mal que podem causar após anos ou décadas, somados a outros fatores.

Além disso a ONU já comprovou que a falácia de que não se pode alimentar o mundo sem o uso de venenos agrícolas e fertilizantes sintéticos é MITO. Pelo contrário, ela recomenda o uso da agricultura orgânica e familiar.

ONU Denuncia o MITO de que Pesticidas são Necessários para Alimentar o Mundo


Produtos Orgânicos

São os produtos feitos à partir de alimentos orgânicos de origem vegetal e / ou animal.

Exemplo: molhos, doces, produtos de panificação, lácteos, bebidas, cereais, etc.