Produtos de Limpeza Ecológicos

Algumas empresas estão produzindo e vendendo produtos de limpeza que se dizem ecológicos. Alguns mais, outros menos. Sempre leia os ingredientes e pesquise se são produtos realmente ambientalmente corretos, ou estão só querendo conquistar uma fatia do público que ser preocupa com essas questões. Ter uma certificação ISO 14.000 é algo básico e não garante que o produto seja realmente ecológico, mas é um indicativo.

Quer fazer mais ainda pelo meio ambiente e tem uma veia de químico? FAÇA SEUS PRÓPRIOS PRODUTOS DE LIMPEZA!

Segue artigo que recebemos do SOS Mata Atlântica, mas que foi originalmente publicado pelo Casa e Decoração do UOL.



Limpar sua casa, mantendo aquele cheirinho agradável sem agredir o meio ambiente e a saúde, isso é possível. Acredite! Confira aqui algumas receitas de como preparar estes produtos de limpeza caseiros:


1) Desengordurante - Ingredientes: 300 ml de vinagre branco / suco de um limão / uma colher de chá de detergente caseiro / dez gotas de óleo essencial de limão. Como fazer? Misture bem todos os elementos e utilize um borrifador para aplicação do produto.


2) Limpa Vidros - Ingredientes: um litro de água / três colheres de sopa de vinagre branco. Como fazer? Basta misturar as substâncias e utilizar um borrifador para aplicar a solução sobre a superfície a ser limpa.


3) Detergente Caseiro - Ingredientes: dois litros de água / 250 gramas de sabão em barra neutro (ralado) / duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio / duas colheres de sopa de suco de limão. Como fazer? Aqueça a água, adicione o sabão e mexa até dissolver. Depois de fria, acrescente à solução o bicarbonato e o suco de limão.


4) Desinfetante Caseiro - Ingredientes: dois litros de água / 250 ml de álcool etílico hidratado 70 °INPM / 125 gramas de sabão de coco (ralado) / 20 folhas verdes de eucalipto. Como fazer? Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por três ou quatro dias. Espere o tempo indicado e reserve a solução. Em uma panela, aqueça a água e acrescente o sabão, mexendo até dissolver. À mistura já fria, adicione o álcool do molho (sem as folhas) e incorpore bem.


5) Limpador Multiuso - Ingredientes: 180 ml de água / 90 ml de vinagre branco / 90 ml de detergente caseiro (vide receita 3) / dez gotas de um óleo essencial de sua preferência (lavanda ou eucalipto, por exemplo). Como fazer? misture bem todas as substâncias e utilize um borrifador para aplicação da solução sobre a superfície a ser limpa.


Também vale pesquisar as marcas do supermercado, pois algumas já produzem pensando no meio ambiente. Portanto, se informe antes de comprar para escolher um marca que tem essa consciência.


(Fonte: http://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2015/04/17/faca-produtos-de-limpeza-naturais-e-eficientes-usando-ingredientes-caseiros.htm#foto=7)