GKrellm - monitore seu computador ocupando o mínimo de espaço !

O Gkrellm é um painel que exibe informações do seu computador ocupando o mínimo de espaço na tela. É tão compacto e funcional que, apesar de ter sido desenvolvido para bibliotecas do Gnome e derivados e eu usar o KDE, não consigo achar um plasmoid que seja equivalente!

anúncio

A typical GKrellM window.

Para instalar em sistemas Debian ou Ubuntu, basta digitar (como root):

apt-get install gkrellm

Ele tem também uma série de plug-ins que implementam diversas funções, adicionando os chamados "krells". Para ver uma lista dos disponíveis nos repositórios de sua distribuição:

aptitude search krell

Entretanto, para obter o máximo de funcionalidade é necessário instalar algumas coisas adicionais, como mbmon, hddtemp e lm-sensors. O lm-sensors exige recompilação e o mbmon não funciona com muitos hardwares, o meu inclusive. Já o hddtemp é uma boa e, salvo engano, já vem instalado no Kubuntu Raring, permitindo ver também a temperatura do seu disco rígido.

Para poder executar o hddtemp automaticamente durante o boot, basta rodar o comando como root:

dpkg-reconfigure hddtemp

Agora basta responder às perguntas e dizer para ele executar automaticamente no boot como daemon, escolhendo a porta padrão que ele oferecer. Da próxima vez que der o boot, o gkrellm exibirá a temperatura do disco rígido.

anúncio